domingo, 21 de janeiro de 2007

Um antes e um depois. memória de Barcelona



Na Barcelona dos últimos tempos, hà um antes e um depois
Hà vinte anos, Barna era umha cidade livre, criativa, selvagem, cheia de travestis, esfarrapados, artistas da B.D. ciganos da rumba, cheminés de fábricas, vias do trem, chiringos de praia,pombas , flores, cantantes, botadores de cartas, e outros especimens humanos que lhe davão à cidade um ar de sitio diferente, pendurado a meio caminho entre a terra e o céu, entre o sonho e a realidade.
Em aqueles anos, Barcelona era um fervedoiro de cultura e a cultura era popular, para todos.
Por trescentas pesetas das de antes, podias ir a umha ópera ao liceu, ou ver a Dagoll Dagom, ou a El Tricicle, ou a Tete Montoliu, en La Cova del Drac., só polo précio dumha consumição.
Até fui possível, para mim, ver em vivo a Miles Davis no Polideportivo de Montjuic, ateigado de gente nova e estudantes.
Hoje, pouco queda de aquela Barcelona cheia de travestis e faquires, quiromantes e até gaiteiros tocando na Rambla.
Hoje Barcelona renunciou a ser selvagem. Agora é moderna e de dessenho, civiliçada, pulida i neta, elitista e anti-popular.
Hà bairros, coma El Raval, que se resistem a mudar, onde os sudakas, magrebis e paquis, resistem nas trincheiras da multicultuiralidade e o trabalho-lijo. Outros tentão se abrir caminho no mundo da música, e outros sobre-vivem a base de faláfels e artigos mercados nas tendas dos chinesses....
Mas agora Barcelona já não fica orgulhosa de si mesma. Ja não se ofrece a todo o mundo para que todos disfrutem. Agora, cada vez mais, torna-se umha cidade elitista mais do mundo global. .
Quedão sitios onde ainda se pode respirar. A Sala Apolo , algumhas associações dos bairros periféricos, e El Ravall.
Por quanto tempo?

2 Comments:

Suso Lista said...

Vives en Marrocos

12:53 AM
Casais Pequeno said...

Sim. No outro blogue http://oescunchador.blogaliza.org/
explico muitas cousas sobre o lugar onde vivo.o.
Saudos.

1:00 AM

Nenhum comentário: