terça-feira, 25 de setembro de 2007

Os tangedores de kora: Ali Farka Touré



Aínda que tinha encetado o fio das mulheres africanas, que re-tomarei manhã, hoje não me resisto a pôr aquí aos mestres da kora, o instrumento de corda do império mandinga por méritos próprios.
Como não me quero repetir, aquí só vou ir pondo as músicas de cada um.
Deixo a ligação ao meu escunchador, por se alguem quer conhescer às pessoas e suas histórias.
Eles são três: Ali Farka Touré, Toumane Diabaté e Salif Keita. A ligaçao é:

http://oescunchador.blogaliza.org/%20Africa,cousas%20minhas,%20Galiza,%20Lista%20de%20liga%C3%A7%C3%B5es,%20mulheres,%20mundo,%20m%C3%BAsicas,%20sem%20clasificar,%20tar%C3%B4/musicas/page/2/

Como é muito longa, podedes cortar e colar, porque não me deixa pôr a ligação directa. São os quatro últimos fios da página, os que falam dos tangedores deste instrumeno de sões mágicos, suas vidas, seus mundos.

Os primeiros temas que imos escuitar, são do mestre Ali Farka, finado hà pouco tempo, deixando um fermoso trabalho póstumo: Savane.
Pois aí vai o primeiro tema Soukora:



O segundo, Mali Dje. Aquí mestura-se o som da kora com os cantos do Mali:



Agora, estes dous temas do trabalho que gravou junto com Ray Coder : Talking Timbuktu:





Por último, do seu trabalho póstumo: savane



E o tema que da o título ao trabalho, savane, um tema hipnótico e fermoso que me faz sonhar com a dozura, a poesia e a espiritualidade do cotiã que tem os africanos. Deixo-vos aquí um fragmento que conseguí subir, porque o Goear deixou de funcionar no intre en que subia o tema. Ainda assim, penso que paga a pena:











Nenhum comentário: