quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A dozura e o espíritu de Al Andalus


Jà sei que onte disse que hoje iamos falar dumha mulher que tange kora, mas agora escuito a Amina Alaoui, e não posso me livrar do seu engado.
Amina Alaoui, nasce na cidade de Fés, em Marrocos, no ano 1964.
Fés é a cidade muçulmana com a Medina mais velha do mundo. Desde o século XII segue igual, ancorada no tempo, em eterna contradicção entre o seu trafego costante e a inmovilidade no tempo da sua medina na que, quando entras por primeira vez, não sabes se ficas na realidade ou num mundo paralelo.
Não sou capaz de descrever a Medina de Fés, com seus olores, suas ruelas que parecem levar a outros mundos ocultos e os seus souks ateigados de prata, pedras, babuchas, lámpadas, tapetes, alfombras, ervas, perfumes...
Hà que entrar na Medina de Fés para sentir sensações tão fortes .
E ver, ao passar à sua beira, desde certa distáncia, todo o labirinto e amalgama de casinhas branquecinas salpicadas de alminares das mesquitas com telhas verdes e três bólas de metal e a meia lua no bico. E as rulas que voam, ao lonje, dentro da visão onírica da Medina desde a parte moderna de Fés, umha cidade totalmente "europeia".
A familia de Amina Alaoui, tem muito que ver tanto com a tradição popular marroquina, como com os meios intelectuais e artísticos da cidade, capital intelectual de Marrocos.
Aos seis anos, começa a estudar canto arábigo-andaluz, piano clásico, dança contemporánea e clásica, dança marroquina e oriental, junto a grandes mestres e, mais tarde, no Conservatório de Música de Rabat.
Aos dez anos, publicou seus primeiros poemas e, mais tarde, licencia-se na Universidade em linguas: Árabe, francês e espanhol.
A partir de aí começa um trabalho de pesquisa nos cantos arábigo-andaluces, persas, canto medieval europeu.
Sua música, dentro da tradição andalusí, dos muçulmanos fugidos durante as persecuções encetadas polos "Reis Católicos" Isabel de Castela e Fernando de Aragom, a travês da Inquisição que instauram, pertence a um tipo chamado ghamati. É umha música que enlaça claramente com a música medieval, cantada com acompanhamento de oud, laude, e violinos que se tocam en vertical.
Em Marrocos há grandes orquestras de música andalusí que tocam arreio na tv.
A ver se gostás das canções primorosas de Amina Alaoui. Um agasalho para o espíritu:

Do seu primeiro trabalho, "Musique Arabo-andalouse du Maroc" com Ahmed Piro:



Do seu segundo trabalho , "Alcántara", que en árabe significa " A Ponte":







2 comentários:

aminhapele disse...

Sempre com as boas historias e as boas musicas.
Um abraço.

rifenha disse...

Pois aleda-me que gostes e agradeço que o digas.
Outro abraço para ti.