terça-feira, 2 de outubro de 2007

Gnawas

Os gnawas, são os descendentes dos escravos trazidos a Marrocos desde Sudão occidental e o oeste de África.
Os Gnawas ficam estabelecidos no sul de Marrocos, em cidades como Agadir, Marrakech, Essaouira, Errachidia e também em pequenas aldeias do Sara arredor de Erfoud e Merzouga, como a pequena aldeia de Khamilia, onde rematava até hà dous anos a estrada e começava o deserto. A fotografia primeira é dos gnawas de Khamilia
A palàvra gnawa, ou gnaoua, procede do Tassousit, a lingua anmazig ou bereber do sul de Marrocos, na bacia do rio Sous:
ignawen.
Em Tassousit, ignawen significa "mudos". Eran chamados assim porque falavam línguas que eles não podiam perceber

Com o tempo, estes escravos fazem-se muçulmanos, mas conservando parte das suas crenzas animistas, sobre tudo nos rituais de trance e possessão, em certo modo paralelos à santeria ou candomblé americanos, mas muito mais sobrios, dado que, no islão não existen icones nem imagens de deus nem dos santos como na religião católica.
Os gnawas praticam o trance hipnótico por meio da música e dos cantos que invocam a "Morabitos" , homens ou mulheres sant@s com poder para botar fóra aos dianhos e sandar as picaduras dos escorpiões e as doenças mentais.

Os instrumentos da música gnawa são três: O guembri, de três cordas e som de baixo, o tbel, ou tambor que tocam cum pau curvado, e as qraqeb, umha espécie de castanholas ou crótalos de metal.
As suas danças são muito rítmicas. Hà umha voz que introduce variações que os demais vão respondendo e repetindo.
Visto em vivo, assim, de perto, de certo que se cria umha atmosfera especial, que mesmo pode ser percebida por umha pessoa alheia culturalmente. Se tentas dançar e te metes no ritmo, alcanzar o trance, não é difícil, sempre que, fisicamente aguntes um tempo dançando sem parar e cada vez mais forte e mais rápido. Também pode que che deia um infarto.
Dentro da música gnawa, hà festivais cada ano. Concretamente na cidade de Essaouira, cada verão um muito importante. Nestes festivais, a música jà é mais música em si que instrumento terapeutico ou místico. Hà grupos, hoje em dia, que comercializam a música gnawa, como os franceses Gnawa Diffusion e outros grupos de rap marroquinos.

Quanta morrinha esperta em mim este video. Coração do Magrib, a terra e a gente que amo...



O Festival Gnawa de Essaouira,polas ruas da cidade:



O grupo "Gnawa Diffusion"argelinos ubicados na França. Não é música gnawa tradicional, mas tem seu interese:



Gnawas da região de Agadir, com seus puchos de cunchas, que fazem virar com sua cabeça:



Os gnawas,umha etnia e umha cultura dentro dum pais de múltiples caras.
Seguiremos a baixar polo continente africano em posteriores mensagens, inchallah.




Nenhum comentário: