sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Um instrumento muito moderno


Ainda que as suas raizes venham dos Stell Drums de Trindade e também tenha um ar oriental:-Gong, Gamelan, Ghatam e principalmente do Steel Pana, segundo os entendidos,- a verdade é que, este instrumento, com forma de disco voador com buratos, fui criado no ano 2000 por Felix Rohner e Sabina Schärer, investigadores suiços que, no estudo Panart na cidade de Berna, inventarom um novo instrumento de aceiro, cumha caixa de resoança e com pequenos círculos que se correspondem com as notas da escala musical.
Põem-lhe de nome, Hang, que em lingua de Berna, significa mão, porque, em realidade, é com as mãos que se toca.
Hà mais de 40 tipos de hangs com diferentes escalas, mas, até pouco tempo, nao existiam em Espanha.
Agora entraram, como não, por Barcelona, e polas ruas de El Raval ou do Gótic, podemos ver a gente como o brasileiro Pedro Collares Moraes, natural de Rio de Janeiro, que, após estudar em seu pais violão, piano e guitarra eléctrica, veu parar a Barcelona. Faz umha viagem à India de quatro meses, para praticar meditação e canto indiano.
Agora, em Barcelona, ele toca em centros de Yoga, festivais de meditação e também nas ruas do Bairro Gótico. Lá ele se concentra em transmitir a paz para as pessoas estressadas da cidade.
“É uma musica para a expansão da consciência” diz Pedro. Utilizando Mantras Indianos, cantos sagrados de diversas culturas ele também aplica uma técnica Tibetano-Mongol que são cantos harmônicos, com essa técnica é possível soar duas ou ate três notas ou mesmo tempo com a voz, como passa nos instrumentos e cantos com predomínio de sões harmónicos, coma o didjeridoo, os cantos do Tibete...
Outro artista desta música na cidade, é o Profesor de hang Ravid Goldschmidt, pianista e percusionista israelí que hà só um ano e meio tocava polas ruas do Gótico.
Veu fazer o Caminho de Santiago pola Rota da Prata, desde Sevilla, e, quando rematou, quedou em Barcelona.
Coma ele, hà outros artistas polas ruas do Gótico e de El Raval, e mesmo um lugar onde se podem mercar estes instrumentos, na Rua do Bon Succés.
Barcelona é umha cidade que nunca deixa de nos surprender.
Todos os sões do mundo convivem baixo o seu céu.





Aqui, cum baixo:



Aquí, com didjeridoos: e umha trompa tibetana:




Assim é BARCELONA.
O instrumento mais antigo-o didjeridoo dos aborigens australianos-, mestiça-se com o mais místico, ou o mais moderno, fabricado num laboratório suiço.
Eis a mágia das mesturas e as mestiçagens......
Aperta.

Nenhum comentário: