domingo, 26 de agosto de 2007

Polígono Sur


Hà anos, quando ainda a nossa sociedade não ficava tão tecnificada e estandariçada, os ciganos da cidade de Sevilla, viviam polo Bairro de Triana, na beira dereita do rio Guadalquivir.
Durmiam ao raso, fabricavam canastros, trabalhavam na forja, feiravam com cavalos,e, sobre tudo, desde bem cativos, aprendiam a cantar e a tocar palmas, jalear, e tudo o demais.
Mais tarde chegaram os "guiris", a especulação, o lavado de imagem, Europa, e a todos eles lhe deram umha vivenda num polígono dos arrabaldos, o Polígono Sur, ou o das "Tres mil Viviendas", e alí se transladaram, coma se dum guetho de tratar e foram substituindo seus trabalhos artesanais e feirantes polo trapicheo, a desorientação e o desarraigo.
Mas, o único que não perderam fui a escola de cante,de dança, de palmeas, de jaleo,que todas as crianças aprendem desde pequenas.
"Polígono Sur" é o título dum filme da francesa Dominique Abel, de produção hispano-francesa.
Um filme muito interesante de ver.
Os tipos e a geografia urbana, lembram-me ao Rif e a Marrocos, em geral. Mas, a atitude diante da vida,é totalmente diferente. Mais bem me faz lembrar aquela escola de Barcelona, a onde acodiam meninhos do Besós e da Mina. Gente marginal, tocada pola gangrena do narcotráfico e a marginalidade social, mas, cum sentido do humor e umha força vital incrível.
Do Polígono Sur, sairam os irmãos Amador, que seguem a viver no bairro, e outros músicos famosos.
No filme, saem

Emilio Caracafé
Ramón Quilate
Luis De Los Santos
Rafael Amador
José Jimenez (Bobote)
Rafael (El Eléctrico)
Martín Revuelo
Juana Revuelo
Martín Revuelo Hijo
Pelayo
Pepe (El Quemao)

Segundo conta a autora do filme," Cuando Rafaelillo Amador llegó por primera vez a las Tres Mil Viviendas, hace casi treinta años, era un niño y le recibió un burro. No era un burro cualquiera. Mientras la familia Amador pasaba por la calle, cargada con sus enseres, el burro les observaba desde la ventana de un noveno piso.

Rafaelillo pronto averiguó que aquel animal poseía un cuartito muy apañado. Para evitar que se constipara, su dueño lo subía en ascensor cada noche hasta el noveno, donde le había preparado una habitación con su bebedero, su paja, y con muy buenas vistas. Años después , Rafaelillo cantaría, ya, como Pata Negra: "De los pájaros que vuelan / ninguno como el cochino". Puro surrealismo sureño con el claro sello de las Tres Mil Viviendas, la barriada más artística, alucinante y adictiva de toda Sevilla."
Amais do Burro, hà um tolo vestido de indio, e mais cousas que reflictem a vida cotià num mundo tão perto da cidade, mas tão longe do seu trafego mental.
Aquí vou-vos deixar uns fragmentos do filme. A ver se atopo os que reflictam melhor o que vos contei:









Por último, tres dos irmãos Amador,en estado puro:Quando a guitarra toca, a voz e o corpo, correm coma cavalos bravos galopando nos acordes.

Nenhum comentário: