quarta-feira, 27 de junho de 2007

África profunda


Dende o litoral Atlántico de África, desde Senegal até Guiné, estendia-se no século XIII da era Cristià, um império governado por Sundiata Keita, governante que livertou aos escravos e espalhou a cultura "Mandinga" ao que hoje chamamos, após os repartos europeios com regla e lápis , Burkina Faso, Costa do Marfim, Gámbia, Guiné Bissau, Libéria, Mali, Senegal e Serra Leoa.
Desde aí, iam chegar mais tarde os instrumentos de percusao, importados polos escravos levados polos coloniçadores dos Impérios europeus para trabalharem no continente americano e poder aproveitar milhor os recursos .
Jà sabemos o que é a história, em geral. Cobiça, egoismo e falta total de empatia com os semelhantes.
Pois das profundidades do reino Mandinga, chega este derradeiro instrumento de percusao que vos vou trazer hoje.
O instrumento pode ter vários nomes, segundo o dialecto da lingua mandé que se fale: Yembé, yimbe, sanbanyi ou simplesmente tam tam.

É un instrumento membranofone, de 30 cm. de diámetro,aproximadamente. Podem variar desde 2 até 6 cm.
Fabricam.se em madeira e badana de cabra, ainda que os modernos, jà sao de pele sintética, às vezes.
Os encarregados de fabricar os yembés nas diferentes tribos, sao os NUMUS, ferreiros profisionais e guardiaes de certos poderes.

Se vos interesa aprofundar na cultura mandinga, podedes visitar meu outro blogue oescunchador, na categoria de Músicas. Alí, na segunda página, hà muita informaçao a respeito do tema.

Agora deixo-vos umha audiçao de yembé:


Nenhum comentário: