domingo, 21 de janeiro de 2007

La Colifata


La Colifata, www.lacolifata.org , é o nome dum programa de rádio que tem os internos do Hospital Neuropsiquiátrico Borda, em BB.AA. .
O programa leva 13 anos em antena com o nome de "LT 22 Radio La Colifata"
Carlos, um moço que mora no bairro do Raval, em Barcena, tinha um documental gravado no hospital Borda, onde convive dous meses dia e nuite com os internos. e grava varias horas de documentos.
Amigo dos grupos de músicos que tocão polas ruas de Barcelona, um dia projectão o documental e os músicoss ficao surpreendidos e encantados com a sabedoria destas pessoas "marginais" e marginadas. Assim que decidem se juntar para fazer algo com o material. A maioria nem sequer tem discos editados, mas tem maquetas, e decidem juntar suas canções com as voces dos tolos para fazer algo diferente.
Com Manu Chao como productor artístico e aglutinador do projecto, começão a gravar :

Sativa Reggae, Che Sudaka, Piratas Urbanos, Malaya, Des+karadas, Placton, Gaia Stalla, 50 HZ, Palo q'sea, Costo Rico, Alcohol Fino, Golem System, Circo de Almas, Robert Mitchum, Mikilez, Chiringo, Guandul, Manu Chao, 08001, Audio


Por fim o disco sai à rua, na primavera do 2003, mas só o podem vender os proprios músicos. Não ta à venda nas tendas, de música, nem em ningum lado. Se o mercas, tem de ser aos músicos quando tão a actuar na rua, ou diretamente.
O 80% dos ganhos, são para os musicos, o outro 20% para financiar projectos futuros.
Venderom-se todas as cópias da primeira edição e também dumha segunda. Hoje é um disco de colecção, e só se pode mercar a no proprio hospital .
Depois deste projecto, os grupos fão umha gira para levarem a música polo mundo adiante, e esse é o começo da actividade "normal" para alguns deles. Golem System já tirou dous discos, desde aquela, . E ja ta no caminho da música profissional. Agora já não são só Aleko e Serge, mas Nano, também argentino, que toca a trompeta que da génio ouvir, Anjo, catalano-galego, que lhe da ao saxo de maravilha, Nico, outro portenho que fedelha nos cables e nos aparelhos esses cheios de botões, e algùm mais que vai e vem, fazendo baixos.
Gosto muito da sua música, mas mais ainda de os ver em direto.
A respeito de La Colifata, leio na sua página que tão a preparar outro disco, esta vez com grupos de argentinos na Argentina.


11/10/2006


"Compilado Colifato Siempre Fui Loco II
Estas son las bandas seleccionadas
Ya están seleccionadas las bandas que participarán en el próximo proyecto discográfico de la Colifata. Siguiendo el éxito del disco Siempre Fui Loco, producido por La Colifata y Manu Chao, este segundo proyecto de realización de un compilado musical, se integrará con canciones y máximas colifatas grabadas en nuestro espacio de radio






3 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Conhecin o teu blog por un comentario ke puxeches no blog "diário dum suevo"...e akabo de flipar!!
Baixeime este disco fai uns días, está moi moi ben, pero non sabía ben toda a historia, e gracias o teu blog xa me enterei. Ademáis leendo o teu perfil, enterome de ke che justa "o gran maestro Kusturika"...puff!! Cantas coincidencias nun momentinho!
Xa pasaches a formar parte das minhas visitas obligatorias. Parabéns polo blog!

rifenha disse...

Pois quanto me alegro...!
Porque La Colifata é um disco irrepetível e entranhável para mim. Um vínculo importante com as minhas vivéncias.
Umha aperta.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu