sábado, 9 de junho de 2007

Sibérie



Sibérie é o nome em francês dumha das regioes mais frias e inhóspitas do planeta. Grandes estepas cubertas de neve branca e fria e rios geados.
"Sibérie m'était contée"É o título dum trabalho intimista, parisino e cum aquel de ar circense que Manu Chao publicou no 2004.As cançoes erao:

1.- Le p'tit jardin
2.- Petite blonde du bld Brune
3.- La valse à Sale Temps
4.- Les mille Paillettes
5.- Il faut manger
6.- Helno est mort
7.- J'ai besoin de la lune
8.- L'automne est làs
9.- Si loin de toi je to joue
10.- 100 000 remords
11.- Trop tot' trop tard
12.- Te tromper
13.- Madame Banquise
14.- Les rues de l'Hiver
15.- Siberie fleuve amour
16.- Les petites Planètes
17.- Te souviens tu
18.- J'ai besoin de la lune
19.- Dans mon jardin
20.- Merci bonsoir
21.- Fou de toi
22.- Les yeux turquoise
23.- Siberie

É tal vez, entre nós, o menos conhescido, mas, para mim, é tao fermoso, que nao me posso resistir a vos trazer algumhas cançoes que adoro.
Ademais, o facto de ser em francês, também é um ponto ao seu favor,para mim, porque é um idioma que me parece muito fermoso.
Estas sao as palàvras de Manu Chao para definir o trabalho:

"son letras que hablan del invierno, del amor con todas sus caras, de la agonía, de sombrías calles parisinas mojadas" y también de la muerte de Helno, cantante de Les Négresses Vertes, fallecido hace doce años."
"para mí este disco viene a ser mi particular ´Invierno en París´, porque mi Siberia particular siempre ha sido París, donde las relaciones humanas escasean, de forma cruel. Allí me pasé treinta inviernos, me juré que ya estaba bien, y ahora, asombrosamente, acabo hablando de ello".

Tudos passamos a nossa Sibérie particular em algúm momento da nossa vida nao é?
E eu que acreditava em que París era a "Cidade da luz...". Tudo é relativo.

Diferente a todos os seus trabalhos anteriores, ao meu ver. Aquí vos deixo umhas mostras por se gostades.
Aperta.






















Quem diria que "Monsieur Sarkozy" ia arrasar após dous anos...!

Nenhum comentário: