O berce do Voudou
Benin, é um pequeno pais da África Ocidental. Em Ouidah, segunda cidade de Benin, centro mundial do voudou e do tráfego de escravos , nasce, em 1960, Angélique Kidjo, filha dumha mulher que levava um grupo de teatro, com o que viajavam polo seu pais.
Os seus primeiros anos, encheram-se com a música de Jimi Hendrix, Santana, Miriam Makeba (umha das suas principais referências), Aretha Franklin, James Brown, artistas tradicionais africanos, e mesmo música árabe e da India.
Mais tarde, sendo ainda umha adolescente, vai embora, a París, na procura da liverdade para cantar que em seu pais não tinha.
Em París inscrebe-se numha escola de jazz e segue com sua carreira musical que, a dia de hoje, vai polos onze trabalhos, a mais dos que gravou em colaboração com outros artistas:
- Pretty (só distribuido em África)
- Parakou (1990)
- Logozo (1991)
- Ayé (1994)
- Wombo Lombo (1996)
- Fifa (1996)
- Oremi (1998)
- Keep On Moving: The Best Of Angelique Kidjo (2001)
- Black Ivory Soul (2002)
- Oyaya! (2004)
- Djin Djin (2007)
Seu estilo mestura afropop, caribbean zouk, rumba, jazz, gospel assim como influências de James Brown, Aretha Franklin, Jimi Hendrix, Miriam Makeba, Carlos Santana...Mesmo faz versões de algúns dos seus temas, como Voodoo Child, de Jimi Hendrix, Summertime, de George Gershwin.
Seu último trabalho, Djin Djin, -Os sinos que marcam o começo do dia- inclúe colaborações de Carlos Santana, Alicia Keys, Amadou e Mariam, Ziggy Marley,Peter Gabriel, entre outros...
Deixo-vos umha mostra da sua música, para fazerdes voodoo contra os maus espíritos que povoam a terra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário