quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Alquimistas


Al-khimia, é umha palàvra árabe que vem a significar a busca , a procura, o estudo da química de Allah. Sendo Allah não um deus pessoal ou um ser com entidade, mas a totalidade de tudo quanto existe: O bom e o mau, o branco e o negro, o frio e o quente, o claro e o escuro, o material e o espiritual, o real e o imaginário, o grande e o pequeno, o vazio e a plenitude.

Os antigos alquimistas, eram pessoas que, para a sua comunidade, resultavam muito raras e especiais: Todo o dia olhando umha planta, ou fechados no seu laboratório mesturando elementos no seu atanor para conseguir a pedra que torne os metais grises e sem brilho, em ouro relocinte.

E pensaredes vós: E que tem a ver a alquímia com estas leas dos ravaleiros?

Em realidade, a alquímia tem a ver com tudo: Alquímia é a existéncia de cada dia, tentando mesturar as vivèncias para chegar mais perto da felicidade que, no fundo, vem sendo a proximidade com nosso centro, nossa alma, essa luz que ilumina nosso peito quando somos felices. A bihotza, que temos que ter sempre alerta.

Pois vem esto da química, porque estes rapazes que deixam seus paisses, suas famílias e até seus amores. Qué fermosa canção de Ché Sudaka:

Mirando el mundo al revés:

"Donde estarás ahora,
mi bichito de luz.
durmiendo en la noche
bajo la Cruz del Sur"

Pois estes rapazes, digo, vem de seus paises cum sonho de músicas.
Passam os dias e parte das nuites encerrados no seu local de ensaio, mesturando sonidos, palàvras, ritmos, acordes...
Como verdadeiros alquimistas do século XXI.
E tudo, para nos entregar sua pedra filosofal, em forma de música, e, com ela, podamos abrir as portas do nosso bihotza,da nossa estrela de lume tatuada no peito, e convertir em ouro de ritmo, dança, alegria ou emoção o chumbo gris do aborrecemento de cada día, ou o xofre dos nossos enfados e a nossa ira.

Se passades por http://www.golemsystem.com/ e fazedes clic em NOSOTROS, podedes ler:

"En las canciones de Golem System cohabitan sentimientos, ideas, preguntas, deseos, imágenes, poder, pasión, curiosidad, existencialismo, surrealismo, simbología,anarquía, contradicciones, miedo, dualidad,relatividad, recuerdos y premoniciones del Pequeño Gran Viaje.
La soledad gobernando las grandes ciudades. La fe en el amor. La necesidad real de dinero.Las falsas necesidades de la sociedad de consumo. Los medios de comunicación. El miedo a la comunicación. La Naturaleza. La locura.
El alma. El universo. El tiempo..."

Velaí os materiais : Chumbo, ferro, xofre, mercúrio, cobre...
com os que trabalham no seu laboratorio de L'Hospitalet.
Cada dia colher o metro, juntar-se e por-se de acordo para elaborar a sua pedra filossofal.
E, aseguro-vos, por experiéncia, que os criadores não se põem de acordo facilmente.
A Alquimia , se é colectiva é muito mais difícil.
Mas, o resultado, sempre paga a pena.

Haberá algo mais lindo que abrir as portas do coração cumha canção, quando um vem canso dum dia de chumbo pessado e gris...

Nenhum comentário: